Aberturas de Filmes e Seriados (Opening Titles) #02

Para começar a semana, vamos com mais uma abertura de filmes. A de hoje foi projetada, animada e produzida pela Blur Studio: Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres (refilmagem americana do sueco Män Som Hatar Kvinnor, que eu ainda não assisti).

It’s Monday, it’s time to see an opening title. Today you have one design, animated and produced by Blur Studio: The Girl with the Dragon Tattoo (original title in Swedish: Män som hatar kvinnor).

O que me chamou a atenção logo de cara foi esse líquido escuro, indomável, que vai pintando e cobrindo tudo que encontra pelo caminho. A ideia desse elemento surgiu pois “todo mundo tem um sonho ruim onde são envolvidos por uma substância e não são capazes de se mexer. Apenas se encaixou [na ideia do filme e da abertura]”, segundo Tim Miller, diretor criativo da Blur Studio.
Após o líquido, os tons e o visual são bem marcantes e fortes. Miller ainda comentou que queria algo “Em CG [CGI – Computer-generated imagery, Imagem Gerada por Computador], bem adulto, super escuro, couro, pele, sangue, neve, seios, vaginas, agulas, piercings, motos, vingança. David Fincher [diretor do filme] queria que fosse como um sonho febril, cheio de imagens abstratas.”

One of the things that called my attention in first place was that dark fluid that runs free covering everything. The idea for that came cause “everyone’s had a bad dream where they are caught in some molasses-like substance and not able to move. It just fit”, as said by Tim Miller, creative director at Blur Studio.
Then, its tones, colors and visual are very striking and strong. Miller also said he wanted “CG, very adult, super dark, leather, skin, blood, snow, breasts, vaginas, needles, piercings, motorcycles, vengeance.’ David Fincher [director of the movie] said he wanted it to be like a fever dream, with a lot of abstract imagery.”

dragon-painelPainel semântico de referência para o conceito da abertura. – Visual explorations for the opening concept

Os detalhes realçados pela a iluminação (os poros, asas, insetos) são perfeitos. As animações muito boas, desde personagens, do dragão e do inseto saindo do olho, cena que me deixa um pouco aflito, são dignas de ver e rever. E ainda tem o fogo, com cores fortes e muito bonito. Somado a tudo isso, a música versão de “Immigrant Song” pelo Trent Reznor ajuda a criar um clima levemente perturbador e frenético, duas coisas que podem ser conferidas durante o filme.

The lighing provides tons of details and beautiful glossiness all over the objects. The animations are perfect, from the characters to the dragon, hands and even that fly getting out of the eye, and worth viewing on and on. And we can’t forget the fire: strong, colorful and impressive. And to add more disturbing and frantic feel to the opening, Trent Reznor was called to cover “Immigrant Song”, by Led Zeppelin.

dragao-vignetteStoryboard de uma das cenas – Storyboard vignettes

Para desenvolver o líquido, a Blur Studio buscou ajuda em duas empresas especializadas em CG de fluidos: Spatial Harmonics e Fusion CI Studios, que inclusive tem um Estudo de case do processo.

To develop the liquid, Blur Studio got help from two companies who are specialized in CGI fluid work: Spatial Harmonics and Fusion CI Studios, which also has a case study for the process.

Storyboard de exemplo para a cena das “Mãos quentes” – ‘Hot Hands’ storyboard example

No mais, abaixo vocês tem uma pequena demonstração da produção do material:
And below you have a little demonstrate of the creation process:

Alguns dados técnicos da produção
Some technical things of the production

Segundo Tim Miller, os softwares utilizados foram:
Acording to Tim Miller, the softwares used in the job were:
-Modelo e render – Model and render: 3D Studio Max;
-Rig e animação – rig and animation: Softimage;
-Simulações de fogo e fumaça – fire and smoke simulation: Fume;
-Dinâmica para objetos sólidos – hard-body dynamics: RayFire;
-Fluidos – fluids: RealFlow, render no V-Ray;
-Edição – editing: Sony Vegas;
-Composição – compositing: Digital Fusion e After Effects.

Fonte: Art of the Title, io9

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